Quem Somos

Mais do que produzir papel, nós fazemos o nosso papel.

Atuando na fabricação de papel higiênico, toalha e guardanapo de papel desde 1983, a empresa conta hoje com mais de 630 colaboradores diretos em um parque fabril com 67 mil m² de área construída, localizado na cidade de Canoinhas-SC. A Cia Canoinhas está entre as 100 maiores empresas de Santa Catarina e é hoje fabricante de importantes marcas consolidadas no mercado, as linhas de papel higiênico Fofinho, Fofinho Absolute e Bambino com seus atributos de maciez e absorção, a linha Sorella com toalha e guardanapo de papel com alta absorção e resistência e para atender o mercado institucional disponibiliza de uma linha de higiênicos e toalha de papel de alto desempenho no formato rolão. Produtos com excelência em qualidade e que atendem uma demanda cada vez mais exigente.

Com uma gestão ambiental eficiente e foco no desenvolvimento sustentável a empresa recebeu reconhecimento com três prêmios Fritz Müller em 2001, 2008 e 2015 concedidos pela FATMA - Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina. E em sua busca constante por melhorias em 2018 o sistema de gestão da Qualidade da empresa conquistou a certificação ISO 9001:2015. Excelência no produto, no serviço e no atendimento são características da Cia Canoinhas de Papel.

Missão Icon

Missão

Produzir papéis de higiene pessoal de alta qualidade, atuando de forma sustentável, atendendo e superando as expectativas dos nossos clientes e gerando valores para nossos parceiros.

Visão Icon

Visão

Ser referência pela qualidade dos nossos produtos e satisfação do mercado consumidor.

Valores Icon

Valores

- Ética - Comprometimento - Inovação - Respeito ás Pessoas - Superação de Resultados - Melhoria Contínua - Sustentabilidade

Simbolo azul

Nossa História

Simbolo azul

1983

Fundada em 30 de maio de 1983, a Cia Canoinhas assumiu as antigas instalações da Safelca Canoinhas S/A. Com uma área de 400m² e 25 colaboradores em um terreno de 56 mil metros quadrados, possuía uma unica máquina de papel com produção aproximada de 240 toneladas/mês. As bobinas jumbo produzidas na planta eram transferidas para São Paulo para serem convertidas em papel toalha.

As primeiras linhas de conversão iniciaram na Cia Canoinhas em meados de 1987, os rolinhos eram embalados manualmente um a um em papel de seda.

1989 e 1990

Em 1989 a empresa modernizou sua linha de conversão adquirindo uma rebobinadeira automática e passou a produzir em embalagens com 4 rolos. Nesta mesma época a empresa passou a produzir papel toalha em rolos de 50 metros. No mesmo ano teve a instalação da primeira caldeira para produção de vapor a partir da biomassa (cavaco).

1993 e 1999

Em 1993 teve início a fabricação dos produtos da linha Fofinho, produzido a partir de aparas de melhor propriedade, gerando assim um papel higiênico mais branco de melhor qualidade, tornando-se a principal marca de produtos da empresa.

Em 1999 a empresa adquiriu uma nova linha de conversão de higiênicos que possibilitou a empresa ampliar seu portfólio de produtos que utilizavam duas camadas em sua composição como papel higiênico Fofinho Folha Dupla e as Toalhas de Papel da marca Sorella.

2000

No ano de 2000 foram inauguradas as ampliações do sistema de tratamento de efluentes, com a implantação do tratamento microbiológico e lagoas de aeração de 15.000m³, totalmente impermeabilizadas, com capacidade para tratamento de 60.000 litros por hora. Em 2009 houve a substituição deste pelo sistema de Lodo Ativado. O novo sistema ocupa menos espaço, possui maior capacidade ( 120.000 litros/hora) e apresenta maior eficiência no tratamento do efluente industrial

2001 e 2004

Em 2001 houve a substituição das duas linhas de fibras secundárias existentes por uma única linha nova, com muito mais tecnologia que permitiu a empresa trabalhar com matérias primas de menor custo e obter um produto final de melhor qualidade.

Em 2004 outro grande avanço com relação ao aumento da produtividade da empresa foi a instalação de uma subestação elétrica de 138KV. A energia provém de uma linha exclusiva de 138KV para a Cia Canoinhas e outras duas empresas da região. O maior nível de tensão possibilitou uma energia estável e de menor custo.

2008

O Ano de 2008 foi marcado por uma grande expansão da capacidade produtiva da empresa. A instalação da máquina de papel 3, com capacidade para produzir até 60 ton/dia, permitiu a empresa alcançar uma produção anual de 30.000 toneladas ao ano. Para suprir uma expansão deste porte a empresa precisou investir também em uma segunda linha de fibras secundárias e uma nova caldeira para a produção de vapor. A máquina de papel 3 possui uma tecnologia diferente no sistema de formação de papel, na comparação com as máquinas 1 e , o crescent former, que permite uma distribuição mais uniforme de fibras, formando uma folha mais homogênea, proporcionando maior maciez e qualidade ao produto final.

Prevendo esse aumento significativo da produção de papel a empresa adquiriu duas novas linhas de conversão, sendo uma para folha simples e a outra que possibilitou oferecer papel higiênico folha dupla com maior qualidade e os chamados packs, pacotes com 8, 12, 16 e 24 rolos.

2011

Buscando alcançar novos mercados a Cia Canoinhas lançou em 2011 um novo produto, o Fofinho Absolute. Produzido exclusivamente a partir de fibras virgem de celulose de eucalipto, o que conferiu uma maciez ainda superior ao papel e suavidade absoluta, sem perder a resistência que um papel higiênico necessita. Com uma embalagem desenhada especialmente para exibir ainda mais o produto, utilizando as cores preto, bordô e um toque de dourado conferindo a sofisticação que o produto merece.

2012

A melhora da economia tornou os consumidores mais exigentes. Em 2012 a empresa investiu na reforma da máquina de papel 1, onde substituiu o sistema de formação de mesa plana, pelo mesmo sistema já existente na máquina de papel 3, o crescent former. Essa reforma gerou aumento da produtividade e qualidade superior no papel.

No segundo semestre de 2012 teve a conclusão e start-up da Linha 7 da conversão, uma linha 100% automatizada e com tecnologia de ponta, possui capacidade para produção mensal de 200 mil fardos de Papel Higiênico Folha Dupla mês.

2015

O início do ano de 2015 foi mais um marco na gestão ambiental da Cia Canoinhas. Foram iniciadas as atividades do Calcinador de Lodo, equipamento que permite a redução do resíduo gerado na fabricação de papel cuja matéria prima é aparas de papel.

2015

No ano de 2015 a empresa começou a se preparar para mais um aumento significativo em sua produção, para isto investiu em uma nova caldeira com capacidade de produção de vapor de 25t/h. Esta supre toda a demanda de vapor das 3 máquinas de papel existentes e permitirá a instalação de uma quarta máquina.

2015

Com o intuito de igualar o padrão de papel produzido nas 3 máquinas de papel existentes, em 2015 foi realizado a reforma do sistema de formação da máquina de papel 2, substituindo a caixa de entrada e mesa plana pelo sistema de crescent former.

No mesmo ano e com o mesmo pensamento no aumento da capacidade produtiva a empresa adquiriu uma nova linha de conversão de higiênicos. A linha 8 possui um sistema de gofragem diferente que confere ainda mais maciez ao produto final. No mesmo pacote a empresa adquiriu sua segunda linha de guardanapos, também 100% automatizada.

2016

Objetivando otimizar o transporte dos fardos da conversão até a doca de estocagem e diminuir o trânsito de empilhadeiras na área fabril, a empresa investiu em 2016 em um sistema automatizado de esteiras transportadoras de fardos, que juntamente com um sistema de identificação faz a separação dos diferentes produtos destinando-os a cada local de paletização.

2018

Visando melhorar a gestão da qualidade , aumentar o desempenho da empresa,  a satisfação dos nossos clientes e alcançar novos níveis de excelência, em 2017 iniciou  o processo de certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. Para  implementação e adequação à norma, era preciso atender todos os requisitos nela estabelecidos , e para isso, fez-se necessário a revisão de toda a documentação  da empresa, a realização de treinamentos com gestores e líderes  para conscientizar  da importância desta certificação, e disseminar que essa conquista somente seria possível com a participação de todos os colaboradores.  Em Julho de 2018 ocorreu a auditoria de certificação, com a recomendação pela certificação dos auditores da empresa ABS Group, e em Setembro do mesmo ano recebemos a Certificação da ISO 9001:2015.

2018

Em 2018 a empresa comemorou 35 anos de existência e o Start-up da Máquina de Papel 4 foi um grande presente para. A MP4 fornecida pela Hergen possui largura de trabalho de 2,76m e velocidade de até 2.000 m/min. Sua capacidade produtiva é de 40 mil ton/ano. Juntamente com a nova máquina a empresa adquiriu 2 pulpers para refugo com capacidade de 12m³, que irão auxiliar a suprir a nova demanda de fibra.

Simbolo azul

Preocupação Ambiental

Simbolo azul

Caldeira de Vapor

Recentemente, a empresa iniciou a operação de uma caldeira de vapor de ultima geração, cuja eficiência permite reduzir o consumo de biomassa.

Calcinador de Lodo

Voltada para uma Gestão Ambiental Responsável e Sustentável, a Cia Canoinhas investiu na instalação de um calcinador de lodo. O equipamento reduz, em torno de 80% o volume de resíduos gerados na Estação de Tratamento de Efluentes, minimizando o impacto ambiental das atividades da empresa.

Tratamento de Efluentes

A empresa conta com um sistema de tratamento de efluentes envolvendo tratamentos físico-químicos e biológicos, de modo a garantir que o efluente tratado atenda integralmente os padrões estabelecidos por lei.

Simbolo azul

Certificados e Premiações

Simbolo azul

Reconhecimento de qualidade e sucesso

Certificação ISO 9001:2015 – 2018

Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 - 2018

Certificado de Responsabilidade Social 2016

Reconhecimento por ações que promovem o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental. Concedido pela ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).

Prêmio Fritz Müller 2001

Prêmio concedido pela FATMA (Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina) na categoria "Gestão Ambiental".

Prêmio Fritz Müller 2008

Prêmio concedido pela FATMA ( Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina) na categoria "Gestão Ambiental".

Prêmio Fritz Müller 2015

Prêmio concedido pela FATMA (Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina) na categoria "Resíduos Sólidos".

Simbolo azul

Nossa Estrutura

Simbolo azul

Parque Fabril

Nosso parque industrial está localizado em Canoinhas-SC, possui uma área construída superior a 63.000 m² em um terreno de 721 mil m². Conta com cerca de 630 colaboradores diretos. Mantemos uma capacidade produtiva instalada de 94.000 (noventa e quatro mil) toneladas/mês em bobinas jumbo.

Estrutura Comercial

A empresa possui também um escritório de vendas em São Paulo-SP e um em Curitiba-PR. Além de representantes comerciais em todo território nacional.